Localizada ao leste no Vale do Loire, Sancerre, é uma das regiões vinícolas mais antigas da França, famosa por seus Sauvignon Blancs.

Localizada ao leste no Vale do Loire, Sancerre, é uma das regiões vinícolas mais antigas da França. Apesar de ser famosa pela produção de vinhos Sauvignon Blanc, uma outra variedade de uva vem ganhando destaque em suas produções: a deliciosa Pinot Noir.A parte leste do Loire fica a cerca de 483 quilômetros de Muscadet e da costa do Atlântico, e a metade dessa distância da “cidade luz”, Paris.

A região é famosa pelos seus vinhos brancos secos e, assim como o seu vizinho Pouilly-Fumé, a maior parte é feito com a variedade Sauvignon Blanc.Sancerre, famosa pelos excelentes queijos artesanais de cabra, celebra o casamento perfeito entre seu queijo mais gorduroso e a acidez de seu vinho.

Embora a palavra Sancerre remeta à vinhos brancos, a região também produz maravilhosos vinhos tintos e rosés. Os tintos correspondem a 20% da produção total e, tanto eles quanto os rosés, são feitos com Pinot Noir e Gamay. No caso de vinhos tintos, a uva dominante é a Pinot Noir, responsável pela produção de vinhos mais aromáticos e delicados.

[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

Além disso, tem o poder de agradar à todos – do nobre ao plebeu. E, quando o assunto é nobreza, a uva pode se gabar, já que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, serviu em seu almoço de comemoração de bodas, um rótulo da região de Sancerre exatamente com a variedade Pinot Noir.

Dois dos mais famosos vinhos do Loire – Sancerre e Pouilly-Fumé – estão entre os mais flexíveis no quesito harmonização, sendo uma boa pedida com saladas de frango, salmão grelhada e pratos mais gordurosos. A razão, sem dúvida, é pela sua alta acidez. Secos ou refrescantes, possuem acidez nítida e firme que combinam bem com estilos gastronômicos distintos.

De fato, a região oferece excelentes opções para quem deseja experimentar novos sabores e ter o prazer de brindar com um legítimo vinho do Vale do Loire.

Nossa Indicação: Lucien Crochet Sancerre Village 2020

Lucien Crochet Sancerre Village 2020

Lucien Crochet Sancerre Village 2020

Poucos vinhos brancos são tão emblemáticos quanto o mundialmente famoso Sancerre de Lucien Crochet, produtor de elite do Loire.

A excelência de seus vinhos é citada por grandes críticos como Jancis Robinson, Hugh Johnson e “The Wine Bible” por Karen Macneil (um dos mais importantes livros de vinho).

As vinhas deste belíssimo Sancerre Village, da opulenta 2020, são provenientes de Bué, Vinon e Crézancy. Cultivadas meticulosamente e sem herbicidas ou pesticidas químicos, os cachos são rigorosamente selecionados e as uvas colhidas à mão.

O brilho revigorante e a estrutura prismática deste branco refletem o seu rico e terroir.

Em taça, reluz a cor amarelo palha. No nariz, se abre com uma deliciosa expressão de pêssego branco cristalizado, limonada suíça, raspas de limão e nuances de flores brancas.

Ao palato, entra com volume, densidade e uma leve untuosidade. Exibe notas de pêssego branco exuberante, carambola e limão siciliano, envoltos em uma acidez que vai se abrindo com sutileza e pouco a pouco preenchendo a boca com elegância e com um delicado toque de mineralidade.

Harmoniza lindamente com queijo de cabra, gruyere, uma suculenta lagosta na manteiga ou salada grega.

 

91 Pontos – Sonoma Market

Por Alykhan Karim
Co-fundador e CEO de Sonoma Market

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma.

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário