Apesar de menos conhecidos por aqui, os azeites gregos estão entre os melhores do mundo, são a base da famosa e apreciada dieta mediterrânea.
Em geral, os azeites gregos são menos amargos e têm menos notas frutadas que os outros europeus, mas são tão saborosos quanto. Até por isso os gregos o utilizam sem medo em pelo menos dois terços de suas receitas, até mesmo para cozinhar e fritar (acredite, faz toda a diferença).
Sabores a combinar
Mas não basta ir jogando o óleo na panela sem qualquer razão. Há algumas regras a seguir: pratos leves, a base de peixes, frangos ou legumes, devem ser preparados com azeites não frutados, talvez até adocicados (desde que o peixe não seja tão salgado).
Já as massas e cozidos (principalmente se tiverem tomate) vão bem com azeites frutados; Carnes e defumados precisam de uma opção com sabor mais intenso e prolongado.
Para fritar, os melhores são os vegetais e herbáceos (que, por ironia, também são ideais para saladas e vegetais).
Por fim, os azeites picantes são ótimos para entradas e molhos, mas isso depende do gosto de cada um.
Isso sem contar os azeites doces, indicados para tortas e sobremesas!
Quer colocar em prática? Aí vão algumas receitas muito tradicionais da Grécia que levam o azeite como um de seus protagonistas. É só preparar e se sentir em uma de suas belas ilhas.
Por Rafa dos Santos
Harmonize essas receitas com os melhores vinhos da Sonoma!
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.