Pois foi a partir desse período que a localidade começou a conquistar certa notoriedade no mundo dos enólogos, dos sommeliers, e outros profissionais do mundo dos vinhos.
Isso porque teve início um movimento de modernização vitivinícola espanhola, o que ajudou Priorato a alterar o seu status.
Atualmente, os vinhos produzidos por lá não são apenas de altíssima qualidade, mas também caros para a maior parte da população.
Independente disso, Priorato não se intimida com o cenário e aprimora, dia após dia, seu processo de produção. Não é difícil escutar que em Priorato surgiram novas categorias, a partir da qualificação de mais vilas que circundam toda a região.
O clima no local é extremo, com noites bastante frias e dias de muito calor.
Voltando na história, para cerca do século XII, foi construído, na região hoje conhecida por Priorato, um mosteiro chamado Scala Dei.
A localidade, aliás, recebeu essa denominação em função do prior (conhecido também por pároco, superior de uma ordem religiosa chamada Priorado).
Até mais ou menos o ano de 1835, a região produzia vinho com propriedade. Aos poucos, foi sendo abandonada, mas voltou com vigor total em 1970, estabelecendo-se como boa referência até os diais atuais.
Por Sonoma Brasil
Os melhores vinhos você encontra na Sonoma