Sancerre, a região francesa renomada

dlaw9jo9mihrmtj8qcobdlaw9jo9mihrmtj8qcob

Sancerre, a região francesa renomada

Localizada ao leste no Vale do Loire, Sancerre, é uma das regiões vinícolas mais antigas da França, famosa por seus Sauvignon Blancs.

Localizada ao leste no Vale do Loire, Sancerre, é uma das regiões vinícolas mais antigas da França. Apesar de ser famosa pela produção de vinhos Sauvignon Blanc, uma outra variedade de uva vem ganhando destaque em suas produções: a deliciosa Pinot Noir.

A parte leste do Loire fica a cerca de 483 quilômetros de Muscadet e da costa do Atlântico, e a metade dessa distância da “cidade luz”, Paris. A região é famosa pelos seus vinhos brancos secos e, assim como o seu vizinho Pouilly-Fumé, a maior parte é feito com a variedade Sauvignon Blanc. Sancerre, famosa pelos excelentes queijos artesanais de cabra, celebra o casamento perfeito entre seu queijo mais gorduroso e a acidez de seu vinho.

Embora a palavra Sancerre remeta à vinhos brancos, a região também produz maravilhosos vinhos tintos e rosés. Os tintos correspondem a 20% da produção total e, tanto eles quanto os rosés, são feitos com Pinot Noir e Gamay. No caso de vinhos tintos, a uva dominante é a Pinot Noir, responsável pela produção de vinhos mais aromáticos e delicados. Além disso, tem o poder de agradar à todos – do nobre ao plebeu. E, quando o assunto é nobreza, a uva pode se gabar, já que a rainha da Inglaterra, Elizabeth II, serviu em seu almoço de comemoração de bodas, um rótulo da região de Sancerre exatamente com a variedade Pinot Noir.

Dois dos mais famosos vinhos do Loire – Sancerre e Pouilly-Fumé – estão entre os mais flexíveis no quesito harmonização, sendo uma boa pedida com saladas de frango, salmão grelhada e pratos mais gordurosos. A razão, sem dúvida, é pela sua alta acidez. Secos ou refrescantes, possuem acidez nítida e firme que combinam bem com estilos gastronômicos distintos. De fato, a região oferece excelentes opções para quem deseja experimentar novos sabores e ter o prazer de brindar com um legítimo vinho do Vale do Loire.

Por Sonoma Brasil

Leave a comment

Your email address will not be published.


*