Sangria: a bebida espanhola que dá o que falar
Antigamente chamada de zurra (e até hoje em algumas cidades mais históricas, como a velha capital Toledo), há relatos da sangria na Espanha pelo menos desde os primeiros anos do século 19.

Daquele tempo para cá, porém, algumas coisas mudaram. A sangria perdeu a rusticidade dos séculos passados e ganhou mais elegância. Em vez de aguardentes e outras bebidas espirituosas, permaneceu o vinho. Não se sabe ao certo, mas talvez seja por isso que tenha ficado o nome de sangria, derivado de sangue (afinal, é um país muito religioso, e é o vinho a bebida que representa o sangue de Cristo).

Os espanhóis gostam de se juntar à mesa com boa comida e boas conversas, e o vinho quase sempre é a liga da refeição. Para Ricardo Velasco, um dos proprietários do restaurante espanhol Almodovar, em São Paulo, a bebida simboliza história, origem e caráter. “A sangria proporciona, além disso, o valor da festa, do apreço pelo momento e pelo prazer de viver de uma maneira mais leve e descontraída.” Uma das vantagens, segundo o arquiteto, filho de espanhóis, é que “com a sangria podemos curtir tudo isso com os amigos sem necessariamente almoçar ou jantar”.

Quase uma alquimia

A maior dificuldade em preparar uma sangria está na escolha e utilização das frutas. Não é só escolher uns abacaxis enlatados, umas maçãs passadas, picar e misturar em uma jarra.

O segredo está em pressionar um pouco as frutas picadas para que ela absorva o vinho e, em troca, libere um pouco do seu sabor. Mas esse processo é lento e exige, em média, duas horas de descanso (de preferência na geladeira, sangria se bebe gelada!) – menos que isso, a bebida não ganha sabor; se passar desse tempo, as frutas oxidam, escurecem e perdem o frescor.

O vinho precisa ser bom – seja ele tinto, branco ou espumante. As frutas devem ser da estação, para estar em seu melhor estado. Se nada disso for feito, não passarão de enfeites.

Confira algumas receitas e abuse da sangria para esquecer deste calor que nos acompanha em meio à labuta do dia a dia.

E você, conhece alguma boa receita de sangria para nos indicar?

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário