iejssze7m2sillbacruq

Você sabia que vinho faz bem para a pele?

Você sabia que vinho faz bem para a pele?
Você sabia que o vinho pode ser usado como cosmético, diretamente na pele?

Você sabia que o vinho pode ser usado como cosmético, diretamente na pele?

Repleto de flavonoides e outras substâncias antioxidantes, ele é incrível também no balcão de seu banheiro.

Conta-se que a madame Pompadour, amante do rei Luís XV, da França, uma das figuras emblemáticas do século 18, costumava dizer que “o Champagne é a única bebida que deixa a mulher mais bonita”.

Para mim, qualquer vinho deixa uma mulher mais bonita, mais sensual, mais elegante. Porém, pouco se sabe sobre o uso cosmético do vinho e que também existem vários produtos de beleza feitos a partir do vinho.

Conversando com a cientista da USP de Campinas, Sonia Corazza, especialista em cosmetologia, aprendi uma receita da máscara feita com vinho, e ela me justificou por que faz tão bem – os flavonoides do vinho evitam o envelhecimento precoce pelo combate dos radicais livres.

Mas será que funciona na pele? Segundo a cientista, sim. Ela explica a “cosmetodinâmica” do vinho e sua composição: a água é um excelente veículo cosmético, corresponde a mais de 80% do vinho. Entre 10% e 20% oscila a quantidade média de etanol, glicerol e outros alcoóis no vinho, substâncias que agem como antissépticos, evitando a contaminação microbiana.

Cerca de 8% do vinho é composto de ácidos, como os ácidos tartárico, málico e cítrico, que agem como micro-esfoliantes e deixam a pele macia e lisinha, um verdadeiro “peeling” químico e muito suave.

O vinho contém cerca de 3 mil mg/L entre taninos, antocianinas e flavonas, substâncias fenólicas que fazem parte dos ativos antioxidantes importantes para evitar a formação de radicais livres sobre a epiderme.

Sabe o que isso significa? O vinho evita o envelhecimento precoce da pele! Além de tudo, quase 15% do vinho é formado de açúcares, como a glicose e a frutose, que agem como hidratantes naturais e evitam o ressecamento da pele.

As vitaminas C, B1, B2, B6, biotina, niacina, inositol e ácido pantotênico são balanceadores naturais, enquanto os sais minerais sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, manganês, cobre e zinco catalisam reações fundamentais para a saúde deste invólucro fundamental do nosso corpo.

Quer uma receita da máscara? Está aqui

Um detalhe: não é só para mulheres que esta máscara faz bem; para homens com seu lado feminino também…

Aqui, no Sonoma, nossos vinhos são selecionados por apreciadores especiais para que você desfrute do melhor, mas não custa separar apenas meia xícara dele para prolongar a vida de sua pele… Saúde!

Didú Russo é colunista de vinhos aficionado por vinhos puros, intrigantes, com personalidade e bom preço. Periodicamente, ele escreve para o Sonoma e participa como curador convidado.

Por Didú Russo

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma

Harmoniza com esta matéria:

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário