nao tenha medo das tacas

Não Tenha Medo Das Taças

Acredito que muita gente já passou por isso: você começa a se interessar por vinhos, vai conhecendo e descobrindo, começa a juntar garrafas pelos móveis, de repente já tem o começo de uma adega em casa…

É só na hora de abrir a primeira delas que a gente se dá conta: e as taças?

Nesse momento, é hora de agradecer àquele antigo jogo de cristal que a avó guarda desde sempre na estante da sala.

Ao abrir a porta, porém, vem o segundo desespero: qual é a certa?

Se tem algo que importa, nesse caso, é a aparência. Das mais baixinhas e bojudas para as mais altas e esguias, cada uma tem uma função diferente.

Não é uma questão de escolher a mais bonita ou estilosa, mas a mais apropriada.

São várias a taças encontradas ao redor do mundo, algumas bem exóticas. Mas existem algumas que todo amante de vinho deve conhecer para se dar bem no dia a dia.

Conheça as principais delas (confira pelos números na foto!)

1- Brandy

Como o próprio nome já diz, é a taça ideal para conhaque, também usada para alguns tipos de licores e derivados de vinho (como o vermute). Seu bojo (a largura da taça) é

grande, ajudando a girar e aerar a bebida. Por outro lado, a borda (abertura superior) é estreita, o que faz com que os aromas licorosos se intensifiquem.

2- Porto

Indicada para vinhos de sobremesa e fortificados. É conhecida por este nome graças a um dos fortificados que mais se popularizou pelo mundo: o vinho do Porto. É mais magrinha porque essas variedades são consumidas em quantidades menores.

A borda pequena segue o mesmo princípio da taça brandy, para intensificar os aromas mais doces. Além disso, o fato de ir afinando a partir da base ajuda a controlar o fluxo da bebida, que segue diretamente para a ponta da língua, na parte que melhor percebe o doce.

3- Espumante (flûte)

Esta é uma das taças que todo mundo sabe só de olhar (talvez por causa dos filmes). Mas o estilo alto e fino da taça de espumantes não é só por elegância. Sua principal função é preservar o perlage (as bolhas) e efervescência dos espumantes.

A borda fina controla a quantidade que chega à boca e direciona perfeitamente os aromas para o nariz. A haste costuma ser longa para evitar o contato das mãos com o bojo (nossa mão é quente por natureza e facilmente esquentaria o vinho, comprometendo seus cheiros e sabores).

4- Sherry

É a taça ideal para os vinhos espanhóis jerez (também conhecidos como xeres ou sherry), os fortificados mais antigos do mundo.

Seja doce ou seco, a tradição desde os tempos antigos é bebê-lo em taças pequenas de lados quase retos (não é preciso girar o jerez, basta deixa-lo seguir seu caminho até a boca uniformemente).

5- Borgonha

Com o bojo maior, geralmente redondo, tem o formato que muitos chamam de “balão”. Os vinhos da Borgonha costumam ser muito complexos, por isso precisam de oxigênio para liberar seus aromas.

A borda bem aberta e a base larga aumentam a superfície de vinho que entra em contato com o ar.

Além dos Pinot Noirs da região, a taça recebe bem os espanholíssimos tintos de Rioja e os mais clássicos italianos – Barbera, Amarone, Nebbiolo.

6- Bordeaux

É a maior e mais famosa taça de todas (um pouco mais magra que a Borgonha apenas). Muitos utilizam como curinga para vinhos tintos, pois eles se beneficiam de seu bojo largo e alto, que facilita a “giradinha” e a oxigenação de que as notas mais complexas dos tintos tanto precisam.

A aba superior pode ser mais ou menos aberta – quanto menor for, mais se sentem os sabores frutados.

É a melhor taça para beber as uvas que vêm de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, entre outras.

7- Branco

Os vinhos brancos são bebidos em temperaturas mais baixas, por isso a haste mais longa (que evita o contato com a mão) e o bojo bem menor (que diminui as trocas de calor).

A aba estreita favorece a doçura e os sabores frutados, maiores trunfos dos vinhos brancos. Também é a melhor taça para os rosés, pelos mesmos motivos.

8- ISO

É a taça de degustação (a sigla em inglês se refere à Organização Internacional de Padrões). É uma taça curinga, funciona para todos os tipos de vinho. Bojo médio, aba média, haste média.

Deixa a desejar apenas nos vinhos mais complexos – pode ser mais difícil notar suas notas.

E aí, já sabe quais taças ter em sua adega?

Conhecia todas essas taças? Vale a pena estar sempre preparado para qualquer vinho. Já tem seu conjunto em casa?

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário