Uma uva branca não muito popular, mas que esconde muito charme, aroma e sabor. Conheça a Sauvignon Blanc!Uma uva branca não muito popular, mas que esconde muito charme, aroma e sabor.

A Sauvignon Blanc não é uma variedade branca popular, como a Chardonnay. Na verdade, seus vinhos costumam dividir a opinião dos enófilos em dois “times”: o do amor e do ódio. Suas características mais marcantes – os aromas herbáceos e a acidez – são os principais pontos que podem ser considerados bons por alguns, mas exagerados por outros.

A origem francesa da uva não garante a um padrão de vinho em todas as regiões do país: enquanto no Loire ela é uma das principais variedades cultivadas – e dá origem a vinhos deliciosamente frescos, com toques de grama recém-cortada, groselha e minerais –, em Bordeaux, a Sauvignon Blanc está presente no corte, geralmente com Sémillon e Muscadelle, e dá origem a vinhos secos, que combinam muito bem com a comida.

Quando se fala em sub-regiões vinícolas, a AOC de Sauternes-Barsac, em Bordeaux, se desataca pela produção de seus excelentes vinhos botritisados, a partir dessa variedade.

Na Nova Zelândia, a principal região produtora é Malborough, na ilha Sul – mais fria durante todo o ano e de verões mais secos, que beneficiam o amadurecimento dos frutos – os vinhos variam seus aromas de grama, aspargos e feijão verde até sabores mais tropicais, como goiaba, maracujá e manga, de acordo com a época que as uvas são colhidas.

E independente da colheita da uva, prepare-se para a experiência: esses rótulos são extremamente insinuantes, com aromas e sabores perceptíveis desde a abertura da garrafa.

O tratamento à Sauvignon Blanc na vinícolas californianas tende a deixar seu vinho semelhante aos rótulos de Chardonnay, com toques amadeirados e menos secos. Os climas mais frios do Chile e da África do Sul têm dado bons resultados com essa variedade, prometendo cada vez mais exemplares de alta qualidade.

Os melhores vinhos do mundo você encontra na Sonoma Market.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário