Uma uva branca não muito popular, mas que esconde muito charme, aroma e sabor. Conheça a Sauvignon Blanc!Uma uva branca não muito popular, mas que esconde muito charme, aroma e sabor.
A Sauvignon Blanc não é uma variedade branca popular, como a Chardonnay. Na verdade, seus vinhos costumam dividir a opinião dos enófilos em dois “times”: o do amor e do ódio. Suas características mais marcantes – os aromas herbáceos e a acidez – são os principais pontos que podem ser considerados bons por alguns, mas exagerados por outros.
A origem francesa da uva não garante a um padrão de vinho em todas as regiões do país: enquanto no Loire ela é uma das principais variedades cultivadas – e dá origem a vinhos deliciosamente frescos, com toques de grama recém-cortada, groselha e minerais –, em Bordeaux, a Sauvignon Blanc está presente no corte, geralmente com Sémillon e Muscadelle, e dá origem a vinhos secos, que combinam muito bem com a comida.
Quando se fala em sub-regiões vinícolas, a AOC de Sauternes-Barsac, em Bordeaux, se desataca pela produção de seus excelentes vinhos botritisados, a partir dessa variedade.
Na Nova Zelândia, a principal região produtora é Malborough, na ilha Sul – mais fria durante todo o ano e de verões mais secos, que beneficiam o amadurecimento dos frutos – os vinhos variam seus aromas de grama, aspargos e feijão verde até sabores mais tropicais, como goiaba, maracujá e manga, de acordo com a época que as uvas são colhidas.
E independente da colheita da uva, prepare-se para a experiência: esses rótulos são extremamente insinuantes, com aromas e sabores perceptíveis desde a abertura da garrafa.
O tratamento à Sauvignon Blanc na vinícolas californianas tende a deixar seu vinho semelhante aos rótulos de Chardonnay, com toques amadeirados e menos secos. Os climas mais frios do Chile e da África do Sul têm dado bons resultados com essa variedade, prometendo cada vez mais exemplares de alta qualidade.
Os melhores vinhos do mundo você encontra na Sonoma Market.