Os vinhos da Espanha Contemporânea

Gaudí, Picasso, Dalí, Miró… espanhóis que ecoaram Espanha nos quatro cantos do planeta. Assim como Rioja, Ribera del Duero e Priorato, são inquestionáveis símbolos da cultura espanhola, genuínas expressões de um jeito próprio de pensar, de viver…

No mundo do vinho, quem não associa os clássicos Rioja ao longo estágio em barricas de carvalho americano, também as semelhanças aos grandes tintos de Bordeaux? Uma marca que persiste até hoje em parte de seus vinhos. Marqués de Riscal, Viña Tondonia e Marqués de Murrieta, Señorio de San Vicente e Bodegas Roda são alguns exemplos dessa tradição conectada à contemporaneidade.

“Vega Sicilia” – quando pensamos em vinho espanhol, possivelmente seja o primeiro nome a surgir em nossa mente. Uma estrela da D.O. Ribera del Duero, onde também habitam outros excepcionais tintos, como o Pingus, do enólogo dinamarquês Peter Sisseck. Sem dúvida, um oásis para a casta Tempranillo (Tinto Fino, na região).

E o Priorato, com sua viticultura heróica, tintos e brancos marcantes pela mineralidade da “Llicorella”. L’Ermita (Alvaro Palacios) e Clos Mogador (René Barbier), por exemplo, são obras-primas desse terroir tão instigante.

Até aqui, expressões do vinho espanhol já consolidadas e admiradas em todo o mundo. Para muitos, objetos de desejo, já que essas iguarias beiram ou ultrapassam facilmente os quatro dígitos aqui no Brasil.

Essa Espanha você conhece muito bem! Expressões máximas do espírito espanhol no Século XX.

E quanto aos vinhos de hoje? As estrelas do século passado mantêm seu brilho, mas outras constelações estão surgindo.

Afinal de contas, associar diversidade ao estilo do vinho espanhol já é uma realidade, neste tão imenso (a maior área plantada de vinhedos no Velho Mundo) e complexo território (um incrível mosaico de microclimas de Norte ao Sul).

São 69 Denominaciones de Origen!

Já provou os tintos de Mallorca? Incríveis! A floral e inebriante Mencía na D.O. Bierzo? As expressões cosmopolitas de Terra Alta ou Costers del Segre, na Catalunha? Os tintos do País Vasco?

Ufa! Tem muita coisa nova acontecendo na Espanha do Século XXI!

Ouvir falar da D.O. Cariñena (sim, existe uma uva com o mesmo nome)? Tintos encorpados e cheios de personalidade, com muita fruta e teor alcoólico em torno dos 14%. Acessíveis ao bolso e com excelente relação valor x qualidade, destacamos o Best Seller González De Béjar Longares Tempranillo 2018 e o delicioso Domínio De Baena Tempranillo 2018.

GONZALEZ DE BEJAR LONGARES TEMPRANILLO 2018

GONZALEZ DE BEJAR LONGARES TEMPRANILLO 2018

Equilibrado, afetuoso e excelente companhia, um Tempranillo do solo pedregoso da D.O. Cariñena. Experimente: https://bit.ly/3tuR9LT  

DOMINIO DE BAENA TEMPRANILLO 2018

DOMINIO DE BAENA TEMPRANILLO 2018

Esbanja fruta e equilíbrio, um Tempranillo fácil de agradar e feito para agregar! Conheça: https://bit.ly/3ueQAVA

Colada à Cariñena, a oeste, está a D.O. Calatayud, também na região de Aragón. Berço de incríveis tintos de Garnacha, hoje conhecido como Grenache na França, onde predomina nos vinhos do sul do Rhône, protagonista nos Châteauneuf-du-Papes, Vaucluse e Côtes-du-Rhône. Em Sardinia a uva é trabalhada com grande sucesso, também nos vinhos “cults” de Corsica, como nos grandes Prioratos também, mas as versões de Calatayud estão entre as melhores. As vinhas velhas do Breca Garnacha De Fuego 2020 (Orgânico) são um lindo convite à região, um Garnacha poderosa, amadeirada, com bastante fruta e presença.

BRECA GARNACHA DE FUEGO 2020 ORGANICO

BRECA GARNACHA DE FUEGO 2020 ORGANICO

Um poderoso, delicioso e único Garnacha espanhol de vinhas velhas! Imperdível: https://bit.ly/3iHf4BD

Descendo ao Sul, na Comunitat Valenciana, encontramos a D.O. Jumilla, onde a Monastrell (Mourvèdre, em francês) brilha com incomparável protagonismo. Um exemplo? Bodegas El Nido, da família Gil e do icônico tinto El Nido (já vencedor de 100 Pontos pelo Parker, entre os mais importantes vinhos da Espanha), além de outros rótulos assinados pelo mestre Juan Gil (Clio, Juan Gil Silver Label, Juan Gil Yellow Label e outros).

JUAN GIL SILVER LABEL 2019 ORGANICO

JUAN GIL SILVER LABEL 2019 ORGANICO

Complexo e equilibrado Monastrell espanhol, elaborado pela renomada Bodegas Juan Gil. Experimente: https://bit.ly/3CYgFfB

JUAN GIL YELLOW LABEL 2020

JUAN GIL YELLOW LABEL 2020

Esta versão pela Juan Gil é um dos nossos favoritos, mostra toda a capacidade do produtor em fazer vinhos tintos de altíssima qualidade, a valores atraentes: https://bit.ly/3ilPX7b

Já falamos do Priorato. E Montsant, você conhece? Esta Denominación de Origen circunda o Priorato e compartilha muitas de suas características: brancos profundos, que aguentam anos de guarda, tintos densos, às vezes opulentos, sempre de sabores concentrados. Particularmente envolventes e longevos, os Acústic Celler Blanc e Acústic Celler Negre, do talentoso enólogo Albert Jané. Destaque também para o Celler Can Blau, produzido por Juan Gil (acabamos de falar dele, o mestre da Monastrell) em terroir catalão.

ACUSTIC CELLER BLANCO DO MONTSANT 2018

ACUSTIC CELLER BLANCO DO MONTSANT 2018

Um blend branco pura expressão de castas autóctones de Montsant: https://bit.ly/3JA6ZdB

ACUSTIC CELLER NEGRE DO MONTSANT 2018

ACUSTIC CELLER NEGRE DO MONTSANT 2018

“Unplugged” é o blend tinto elaborado pelo enólogo Albert Jané. Um achado: https://bit.ly/3inpK86

Famosa pelo Jerez, pelos vinhos doces de Málaga e pelo Cava (espumante espanhol) e até pelos longevos brancos da D.O.Ca. Rioja, grande parte dos brancos espanhóis são elaborados a partir das castas Viura (ou Macabeo), Airén, Parrellada, Xarel-lo, Verdejo, Garnacha Blanca, Palomino, Moscatel… 

Será que já experimentou a Albariño (Alvarinho, em Portugal) da D.O. Rías Baixas, na Galícia? Uma versão ainda mais nobre e complexa do que as do Minho, que você descobre no surpreendente Best Seller Lagar de Condessa “Fillo de Condessa” Albariño 2020. Fantástico!

LAGAR DE CONDESA FILLO DE CONDESA ALBARINO 2020

LAGAR DE CONDESA FILLO DE CONDESA ALBARINO 2020

Toda a tipicidade da Alvarinho e a fantástica expressão da região das Rias Baixas estão presentes nesse delicioso vinho branco. Confira: https://bit.ly/37DLFFW

E a longeva e mineral Godello? Expressão máxima da D.O. Valdeorras, entre Bierzo e Ribera Sacra, esta casta é atualmente a de maior destaque entre os críticos internacionais, quando o assunto é vinho branco espanhol. Os rótulos da Godello elaborados pelas Bodegas Godeval encantam até os críticos mais experientes  – o Godeval Cepas Vellas 2013 foi considerado “Melhor Vinho Branco da Espanha” pela Wine Spectator!

GODEVAL CEPAS VELLAS 2013

GODEVAL CEPAS VELLAS 2013

Este branco de guarda é elaborado com uvas Godello de vinhas velhas e é considerado um dos melhores exemplos do varietal e seu potencial de guarda: https://bit.ly/36Ac2Mu

Por fim, os versáteis tintos, brancos e rosés da D.O. Navarra, vizinha de Rioja, entregam uma excelente relação de valor x qualidade entre os mais acessíveis, além de expressões mais robustas e complexas nas localidades de Otazo e Arínzano.

BODEGAS MANZANOS LAS CAMPANAS CRIANZA 2016

BODEGAS MANZANOS LAS CAMPANAS CRIANZA 2016

O universo do vinho está sempre em movimento. E na Espanha não é diferente. Um pequeno recorte de uma linda viagem pelo tempo e pelo espaço, com um imenso horizonte a ser descoberto. As denominações menos conhecidas da Espanha oferecem algumas das descobertas mais interessantes do vinho hoje.

¡Vámonos! 

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário