tipos de taca capa compressed

Venha conhecer diferentes tipos de taça!

Muitas variáveis influenciam a experiência de degustar um vinho: o ambiente, a temperatura do vinho, as harmonizações e até mesmo o tipo de taça em que o vinho é servido. O tipo de taça de vinho realmente afeta a experiência de degustação? Em suma, a resposta é sim.

Escolher os tipos de taças de vinho para ter em casa ou usar em um evento pode parecer um pouco intimidador, especialmente para quem está em território desconhecido. Existem tipos de taças para todos os fins, silhuetas específicas para cada vinho – pense em Cabernet, Borgonha, Bordeaux, Chardonnay, Riesling padrão, Riesling doce, Vinho do Porto, jerez, o que você quiser – junto com flute, cupês, taças sem haste e muito mais.

Em vez de ficar confuso e sem saber em que sujestão confiar, escrevemos este artigo com o propósito de desmistificar o processo e ajudá-lo a construir sua coleção de taças de forma intuitiva – e sem sentir pressionados a estocar seus armários com mais tipos de taça do que seria necessário.

Diferentes tipos de taças de vinho funcionam melhor do que outras dependendo da ocasião – e na verdade, há evidências científicas para sustentar essa afirmação. Dito isso, quais seriam estes diferentes tipos de taça de vinho?

Como nós do Sonoma Market somos à favor da democratização do vinho, gostamos de afirmar que o melhor tipo de taça de vinho para você é qualquer recipiente que você tenha à mão. Seja, de fato, uma taça de vinho, uma caneca de café ou um copo americano. Pra falar a verdade, se você quiser, pode abandonar a taça completamente e beber direto da garrafa, nós realmente não nos importamos.

No entanto, usar a taça certa melhora a complexidade de aromas e sabores do vinho. E não precisa, necessariamente, te custar uma fortuna ter em casa algumas taças diferentes para atender ao seu gosto por vinho – mas não se engane, para quem não se importa com orçamento há também opções que agradam a todos os gostos!

Por que me importar com tipos de taças diferentes?

fotos de taça de vinho.

FREEPIK

Estudos recentes trazem evidências científicas que comprovam a importância do formato do vidro da taça na hora de degustar diferentes tipos de vinhos.

Em 2015, um grupo médico japonês usou uma câmera especial para registrar imagens de vapores de etanol em diferentes vidros. Em seu estudo, o grupo de pesquisa mostrou como diferentes formas de vidro afetam a densidade e a posição dos vapores nas bocas das taças.

Por que esses vapores são tão importantes? Bem, eles carregam compostos aromáticos para o nariz e os compostos aromáticos são responsáveis por produzir a grande maioria dos sabores no vinho.

Quais são os tipos de taças?

Dos muitos tipos de taças de vinho disponíveis  você descobrirá que certos formatos são melhores para apreciar certos tipos de vinho.

A propósito, não importa se o tipo de taça que você escolheu tem ou não haste. A questão está mais ligada ao formato do recipiente que coleta aromas e deposita o vinho em sua boca. Mas é claro, sem a haste é provável que o seu vinho branco ou vinho rosé acabe esquentando mais rápido que o esperado devido ao manuseio direto na taça de vinho, mas não cabe a nós decidir qual estilo é mais elegante para a proposta da sua casa ou evento.

Antes de mais nada, fuja das taças modernas, que foram feitas com o propósito de serem preenchidas até a borda. Elas não são taças de vinho. Para degustar os sabores do vinho, você realmente precisa deixar espaço livre acima do vinho para conseguir coletar os aromas.

Abaixo está um resumo dos principais tipos de taças de vinho para alguns dos principais tipos de vinho, confira:

Brandy

Semelhante a uma taça regular de vinho, o tipo de taça ideal para brandy é a Taça Balloon. Possui uma haste mais curta e um bojo mais largo. O objetivo é oposto ao da taça de vinho – a taça balloon foi projetada para ser colocada na mão para aquecer o conhaque.

É também a taça ideal para conhaque, licores e derivados de vinho, como o vermute. Seu bojo (a largura da taça de vinho) permite aerar a bebida. Por outro lado, a borda é estreita, o que faz com que os aromas licorosos se intensifiquem.

Porto

O tipo de taça tradicionalmente usado para degustar Vinho do Porto é muito menor do que uma taça de vinho comum, mas o formato dela, ideal também para outros vinhos doces, lembra uma pequena taça de vinho tinto.

A taça de Vinho do Porto tradicionalmente comporta cerca de 190 ml e tem cerca de 15 cm de altura. Devido ao alto teor alcoólico do vinho do Porto, além de seu intenso dulçor, é ideal apreciá-lo em quantidades menores.

No entanto, há alguns especialistas de vinho que sentem que a taça menor não faz jus a toda a complexidade do Vinho do Porto, e defendem que o vinho deve ser apreciado em uma taça maior. Assim, desde 2003, o Reino Unido começou a comercializar taças de vinho do Porto com capacidade para até 450 ml.

A borda pequena segue o mesmo princípio da taça de brandy, para intensificar os aromas mais doces. Além disso, o fato de ir afinando a partir da base ajuda a controlar o fluxo da bebida, que segue diretamente para a ponta da língua, na parte que melhor percebe o dulçor.

Espumante 

Foto de taças de espumante.

FREEPIK

O sabor do espumante é muito influenciado pelo tipo da taça! Então, para ter o vinho espumante mais saboroso, aqui está um pequeno insight sobre como escolher as taças ideais para degustar o seu vinho espumante favorito.

Assim como existem muitos tipos de espumante, como Champagne, Cava, Crèmant e Prosecco, existem muitas taças. Cada um tem seu próprio perfil de gosto.

Claro, você não precisa ter todas as taças de espumante já feitas, escolha aquela que se encaixa na sua preferência de bebidas. 

Nós recomendamos duas taças de vinho espumante clássicas, a Flute e a Tulipa. Entenda as suas particularidades:

Taça Flute 

Este é um dos tipos de taça que todo mundo reconhece só de olhar. Com um formato mais alto e fino do que as taças de vinhos tranquilos (não espumantes), que não é escolhido só por elegância. Sua principal função é preservar o perlage (as bolhas) e efervescência dos espumantes.

A borda fina controla a quantidade que chega à boca e direciona perfeitamente os aromas para o nariz. A haste costuma ser longa para evitar o contato das mãos com o bojo (nossa mão é quente por natureza e facilmente esquentaria o vinho, comprometendo seus cheiros e sabores).

Este é o tipo de taça perfeito para Crèmant, Champagne, Cava e outros espumantes extra-brut, brut e brut nature. É o estilo de taça de vinho espumante que mais preserva a delicada perlage.

Tulipa

Foto de diferentes tipos de taça.

FREEPIK

É o formato perfeito para quem aprecia vinhos com um perfil mais floral, devido ao seu bojo um pouco mais largo, se comparado à taça de vinho Flute. É ideal também para vinhos espumantes mais aromáticos e com nuances frutadas.

Experimente este tipo de taça com Prosecco, outros espumantes feitos através do método charmat e também espumantes rosé.

Sherry

Sherry glass é o tipo de taça ideal para servir os vinhos espanhóis jerez (também conhecidos como xerez ou sherry), os vinhos fortificados mais antigos do mundo.

Seja doce ou seco, a tradição desde os tempos antigos é bebê-lo em taças pequenas de lados quase retos (não é preciso girar o jerez, basta deixá-lo seguir seu caminho até a boca uniformemente).

Borgonha

Com o bojo maior, geralmente redondo, tem o formato que muitos chamam de “balão”. Os vinhos da Borgonha costumam ser muito complexos, por isso precisam de oxigênio para liberar seus aromas.

A borda bem aberta e a base larga aumentam a superfície de vinho que entra em contato com o ar. Além disso, é o tipo de taça ideal para vinhos de alta acidez.

É o tipo de taça ideal para apreciar os grandes Pinot Noirs da região, mas é um tipo de taça que  recebe bem os vinhos tintos de Rioja e os mais clássicos italianos – Barbera, Amarone e Nebbiolo.

Bordeaux

O tipo de taça Bordeaux é projetada para vinhos encorpados e complexos, o seu bojo é menor do que o de uma taça de vinho tinto padrão. Para maximizar o sabor, a taça é mais alta, de modo que o vinho segue diretamente no fundo da boca.

É a maior e mais famosa taça de todas (um pouco mais magra que a Borgonha apenas). Muitos utilizam como curinga para vinhos tintos, pois eles se beneficiam de seu bojo largo e alto, que facilita a “giradinha” e a oxigenação de que as notas mais complexas dos tintos tanto precisam.

A aba superior pode ser mais ou menos aberta – quanto menor for, mais se sentem os sabores frutados.

É a melhor taça para beber as uvas que vêm de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Malbec, entre outras.

Vinho Branco

Os vinhos brancos são normalmente servidos em taças um pouco menores, já que bojos menores são ideais para preservar aromas florais, manter a temperatura mais baixa, expressar a acidez no vinho e proporcionar mais aromas (mesmo em temperaturas mais baixas) devido à proximidade com o nariz.

Apesar disso, nesta regra há uma exceção: vinhos brancos encorpados, como Chardonnay envelhecido em carvalho, Viognier, White Rioja e vinhos laranja se tornam ainda mais exuberantes quando degustados com taças que tem um bojo um pouco maior. 

A Riedel, uma das maiores e mais distintas produtoras de taças de vinho, originalmente lançou um tipo de taça chamada “Montrachet”,  que enfatiza melhor a textura cremosa dos vinhos brancos mais complexos por causa da boca mais larga.

ISO

É a taça de degustação (a sigla em inglês se refere à International Standards Organization ou Organização Internacional de Padrões em português). Este é um tipo de taça de vinho que é reconhecido internacionalmente como o design padrão para degustação. 

O bojo arredondado e as laterais estreitas permitem que o vinho seja girado dentro da taça facilmente sem derramar. A borda ajuda a conter todos os aromas e aumenta a apreciação.

Esse tipo de taça é projetado cientificamente para ser usado em uma ampla variedade de estilos; você pode provar todos os vinhos com apenas um tipo de taça.

A taça de degustação ISO é usada para uma experiência de degustação de vinhos profissional, confortável e confiante.

Este é também um tipo de taça que é bastante resistente, com um vidro ultra transparente que permite que o líquido brilhe – ótimo para registrar observações de cor de vinho. 

Como escolher a taça ideal?

Fotos de diferentes tipos de taças de vinho.

FREEPIK

Para te ajudar na escolha ideal das taças para a sua casa, preparamos um questionário bastante objetivo. Responda a essas perguntas com sinceridade para descobrir que tipos de taça mais combinam com o seu estilo de vida – e com o quanto de manutenção você pretende dar a elas.

  1. Você lava à mão utensílios especiais de cozinha, como facas?
  2. Você tem um lugar adequado para guardar copos de vinho altos?
  3. Você gosta de uma taça de vinho quase todas as noites?
  4. Você lava a louça logo depois do jantar?
  5. Você sente prazer em limpar e organizar sua cozinha?
  6. Caso você tenha filhos ou crianças que frequentemente visitam a sua casa, você tem áreas seguras que estão fora dos limites delas para guardar os utensílios delicados de cozinha?

Se você respondeu majoritariamente “Não”, possuir taças de cristal fino o deixará louco. Em vez disso, compre artigos de vidro ou taças de cristal sem haste. Eles serão mais fáceis de manter e não causarão tantos problemas se quebrarem. Você também pode lavá-las na máquina de lavar louça.

Se você respondeu “sim” na maioria das vezes, você está pronto para manter os cristais limpos e brilhantes. (Sim!) Você deve procurar um conjunto de 6 taças de vinho de cristal combinando que você pode usar nos próximos anos.

Conclusão

Escolher as taças de vinho ideal para uma refeição harmonizada ou para ter em casa nem sempre é uma missão fácil, mas seguindo as dicas acima e conhecendo cada vez melhor o seu paladar, faz com que todo esse processo de escolha se torne mais simples. 

Como em tudo na vida, mais nem sempre é melhor. Se sua casa tem pouco espaço ou você não é particularmente exigente quanto ao tipo de taça em que seu vinho fica por um curto período de tempo antes de ser degustado, uma abordagem mais funcional pode ser a ideal!

Não importa o tipo de taça, parabéns por dar este passo para aprender mais sobre a arte e a ciência por trás de apreciar o vinho.

Se você já sabe o que procura ou gostaria de saber mais sobre os tipos de taças disponíveis, acesse aqui a sessão de taças de vinho em nosso site.

Equipe Sonoma Market

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário