Tudo Sobre O Enólogo
Muita gente se confunde entre os significados e há quem ache que é a mesma coisa.
Você sempre quis saber qual a diferença entre enófilo e enólogo?
Explicamos: enólogo é o profissional responsável pela produção dos vinhos, já o enófilo, são as pessoas que são apaixonadas por vinho, mas não tem formação na área.
Deu para entender?
Pelo sim, pelo não, especificamos ainda mais!
Enólogo, O “Pai” Dos Vinhos
Se a enologia é a ciência que estuda tudo o que está relacionado a produção e conservação de vinho, cabe ao enólogo analisar como será o plantio, o estado do solo, a escolha da casta (respeitando seu terroir), e a partir daí, a produção, o envelhecimento (quando necessário) e finalmente, o engarrafamento onde ele leva em consideração a cor do vinho, e o tamanho da garrafa a ser escolhido (relembre nossa matéria sobre tamanhos das garrafas) e só a partir daí o vinho está pronto para ser vendido. Ufa!
Claro que para ser encarregado de todos estes processos igualmente importantes, o enólogo precisa ser qualificado e graduado em agronomia, e após isso, especializar-se na área, em algumas das pouquíssimas faculdades de enologia.
Parte da dificuldade em encontrar a especialização, se dá pelo fato da enologia ser uma ciência relativamente moderna, o que torna difícil reunir o conhecimento científico sobre a área (que envolve aspectos geográficos e também químicos) de forma que possa ser estudada todas as questões relacionadas ao vinho.
No curso, estão presentes algumas matérias voltadas para a prática da enologia como vinificação, viticultura, controle de qualidade e análise sensorial.
Se o enólogo fosse uma pessoa da família, provavelmente seria o Pai (ou a mãe), afinal, é ele quem acompanha todo o processo, do início ao fim e principalmente, o maior responsável pelo vinho, no caso, o filho.
Como reúne um grande número de ciências auxiliares, o enólogo possui um vasto campo de trabalho, podendo atuar em importadoras, empresas do setor, em revistas como crítico e claro, nas vinícolas.
Enófilo, O Apaixonado
Este é mais fácil de encontrar, você deve conhecer vários, isso se não for um. O enófilo é um grande apreciador de vinhos.
Participativo, costuma marcar presença em confrarias e eventos voltados para o mundo dos vinhos.
Ou seja, o enófilo é um grande entusiasta do vinho, porém, não trabalha com isso e também não possui a mesma propriedade nos assuntos ligados a ele.
Mas isso não quer dizer que ele seja menos importante, muito pelo contrário!
Resumindo, e parafraseando o cronista Luiz Groff: “Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho”.
Viu só como o Dia do Enólogo tem que ser comemorado?
Por isso estamos com algumas novidades: uma campanha para abastecer a sua adega com os melhores rótulos a preço de vinícola!, o concurso cultural “Cada viagem uma história” e uma matéria com deliciosas receitas que têm como ingrediente principal o vinho!
Um brinde a todos os enófilos e enólogos!
Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021
Co-fundador e CEO de Sonoma Market
Conheça nossa variedade de vinhos