Mas, engana-se quem pensa que só os amantes de vinho têm “diversão” garantida. O local conquista também por suas belas paisagens, excelentes restaurantes, litorais fascinantes e noivas. Sim, você leu certo: Sonoma é procurada também por oferecer um cenário magnífico aos casais apaixonados…
A história do Vale do Sonoma na vitivinicultura começou no século 19, quando os franciscanos plantaram as primeiras vinhas no local. Sonoma, sem dúvida, é um dos mais antigos berços dos vinhedos californianos e, portanto, parada obrigatória para os turistas que visitam a Califórnia (ainda mais se gostarem de vinhos). Inclusive, os produzidos em Sonoma são conhecidos pela excelente qualidade, tradição e diversidade. A região produz espumantes, brancos, rosés, elegantes tintos Pinot Noir, carnudos exemplares Cabernet Sauvignon e ótimos rótulos Shiraz. Não deixando de lado os Zinfandel e Petite Sirah.
As paisagens, assim como seus vinhos, são inesquecíveis. Se você for a Sonoma, vai se encantar por suas manhãs, que revelam porque a região tem um clima tão especial. Uma neblina branca e macia ergue-se do litoral e invade o interior, envolvendo montanhas, preenchendo vales e leitos de rios com camadas de um vapor frio. Mas não só as paisagens indescritíveis merecem destaque, não.
Para quem quer visitar a região e acha que o local só tem atrações para os amantes de vinho, é melhor mudar de opinião. Por lá, existem excelentes restaurantes, spas elegantes, bons hotéis, tudo isso em meio à um cenário deslumbrante. Tão deslumbrante que está nos sonhos de muitas mulheres apaixonadas. Muitos casais planejam seus enlaces na região, que propicia cerimonias românticas, dignas de princesas. Deixando o romantismo de lado, Sonoma é perfeito também para quem gosta de fazer canoagem, caminhar ao ar livre, piquenique, andar de bicicleta ou até mesmo um passeio histórico no centro do local. No geral, atividades ligadas à natureza são muito encontradas na região por conta do verde que a cerca.
Quanto ao enoturismo, a Jacuzzi Winery é parada obrigatória. Por lá, degustações cortesia e com preços razoáveis atraem quem está chegando à região, além da sala de degustações de azeites de oliva finos que são também produzidos no local. Um fato interessante é que a família é a mesma que inventou a jacuzzi. Também o Cline Adega, propriedade da Jacuzzi, representa um dos lugares mais bonitos para visitar em Sonoma. Igualmente, oferece degustações gratuitas. O Homewood Winery e Gundlach Bundschau são outras boas opções para apreciar excelentes rótulos, ambos pouco visitados pelos novatos e adorados por quem conhece a região. Finalmente, Imagery Wines é um lugar ideal para passar uma tarde sob o sol californiano, degustando brancos gelados, fazendo piquenique e curtindo as vistas maravilhosas.
Para petiscar, aposte no Angelo’s Wine Country Deli, que oferece grande variedades de sanduíche e uma deliciosa “beef jerky,” versão caseira de carne seca. Já se quiser degustar queijos, vá ao Sonoma Fábrica de Queijo, ótimo lugar para saborear grande diversidade e também almoçar. Outra boa opção para almoço é o Fig Café, que apresenta o melhor da gastronomia californiana a preços acessíveis. Da mesma proprietária, o The Girl and The Fig é um dos melhores e mais requintados lugares para comer no Vale do Sonoma.
Anotada as dicas, se for a Sonoma não deixe de visitar esses lugares e explorar o melhor dessa região incrível. Descubra porque esse lugar serviu de inspiração para nós. Boa viagem!
Por Andressa D’Amatto
Conheça nossa variedade de vinhos.