Versátil, ela pode ser substancial e quente no inverno, servindo aos propósitos de um grande tinto. Também pode ser rústica, apenas coberta por molho de tomate e manjericão. Ou bem sofisticada, recheada de trufas brancas e servida com o mais nobre Borgonha. No verão, aceita molho a base de limão, camarões grelhados e azeitonas verdes, e, para os vegetarianos, apresenta-se com legumes salteados, alho e pimenta do reino. Pode ser preparada por grandes chefs, mas é um dos pratos que mais iniciam amadores na cozinha.
Separamos algumas indicações que combinam demais com o friozinho do inverno. Todas as versões, claro, acompanhadas por excelentes vinhos.
Pasta alla carbonara
Com molho a base de ovo, pancetta, alho e pecorino. É típico da região de Roma. O vinho se for tinto deve ter boa acidez, se for branco, amadeirado.
Harmonização
Pasta ao sugo
Simples no preparo, seu sucesso depende da qualidade do tomate e do azeite utilizado. Harmoniza com tinto, seco e de corpo médio.
Harmonização
Pasta alla puttanesca
Típica de Nápoles e região. Leva alho, alcaparra, azeitona, aliche, pimenta e tomates. Bom para tintos e brancos encorpados.
Harmonização
Pasta com frutos do mar
Linda opção para quem aprecia prato leve ao mesmo tempo cheio de sabor. Essa é uma preparação muito comum no Brasil, pode levar molho cítrico ou, o mais tradicional, molho de tomates.
Harmonização
- French Silk Syrah-Gamay 2015
- Aresti Trisquel Gran Reserva Sauvignon Blanc 2017
- Marchesi Pallavicini Rosso “Fortellaia” 2014
Pasta aos quatro queijos
Outro clássico muito popular em todo o Brasil, vai bem com vinhos amadeirados ou tintos frutados.
Harmonização