O prato requer uma certa dedicação à cozinha, pois as carnes e o feijão devem estar muito bem cozidos e preparados.
O “cassoulet” é de origem francesa e leva carnes de porco, pato e carneiro. Sua base leva feijão branco, aqui, no Brasil, é chamado de “feijoada francesa”.
O prato requer uma certa dedicação à cozinha, pois as carnes e o feijão devem estar muito bem cozidos e preparados.
Ingredientes
2 xícaras de feijão branco
4 dentes de alho
2 cebolas
3 folhas de louro
1 colher de chá de sementes de erva-doce
1/4 de xícara de azeite
400 g de lombo de porco
500 g de costela de porco defumada
2 coxas de pato
2 sobrecoxas de pato
300 g de linguiça
5 tomates
1 xícara de vinho branco
água
1 xícara de farinha de rosca
1 xícara de salsinha
5 g de bacon
Modo De Preparo
Deixe o feijão de molho na véspera. Escorra e reserve-o em uma tigela. Em uma panela grande, refogue o alho, a cebola, o louro e a erva-doce no azeite, em fogo alto, até a cebola murchar.
Acrescente as carnes, a linguiça e refogue, mexendo de vez em quando, por 15 minutos.
Junte o tomate, o vinho e 6 xícaras de água, tampe e cozinhe até as carnes ficarem macias, por 1 hora, adicionando mais água se secar.
Com uma escumadeira, retire as carnes e a linguiça e reserve-as em uma tigela. Misture o feijão ao caldo que ficou na panela, adicione metade da água restante, tampe e cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 1h e 15 minutos, ou até o feijão ficar macio. Se necessário, acrescente água à medida que for secando. Junte as carnes e a linguiça reservadas na panela.
Transfira para uma travessa de barro e polvilhe com um pouco de uma mistura feita com a salsinha, bacon bem picadinho, alho e a farinha de rosca; quando começar a gratinar, misture ao feijão e polvilhe com mais um pouco. Repita a operação mais 4 vezes, na última vez deixe gratinar bem. Sirva bem quente.
Carole Crema é chef da pâtisserie La Vie en Douce e é apresentadora do programa Cozinha Caseira, do canal Bem Simples. Veja abaixo a receita de Cassulê feita por ela.