Ingredientes
- 4 camarões com cabeça
- 150 g de camarões descascados
- 150 g de cavaquinha ou lagosta descascada
- 100 g de lula
- 100 g de polvo cozido
- 7 mexilhões na casca
- 100 g de peito de frango
- 100 g de filé de cherne
- 100 g de paio
- 2 xícaras de chá de arroz
- 2 colheres de sopa de alho picado
- 150 ml de molho de tomate
- 80 g de ervilha
- 100 g de palmito pupunha
- 4 xícaras de chá de caldo de polvo e camarão
- 2 pacotes de açafrão espanhol em pó
- Páprica
- Azeite
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
- Esquente a paelleira com azeite e coloque os mexilhões. Tampe por cinco minutos para que os mexilhões abram e guarde-os.
- Tempere os quatro camarões com cabeça e coloque-os na paelleira. Deixe tostar dos dois lados e guarde-os. Coloque alho e acrescente os camarões e as cavaquinhas descascados, a lula, o polvo, o frango e o cherne. Adicione o paio e o palmito e misture tudo na paelleira. Deixe dourar e coloque o açafrão, a páprica e o molho de tomate. Junte o arroz e misture. Adicione três xícaras de chá de caldo, cubra com papel alumínio e deixe cozinhar a fogo baixo por dez minutos. Acrescente mas uma xícara de caldo, coloque os “petit-pois”, cubra e cozinhe por mais oito minutos.
- Finalize com pimenta-do-reino e azeite. Decore com mexilhões e camarões com cabeça.
Claude Troisgros é chef e apresentador do programa Menu Confiança, do GNT
Harmoniza com esta receita
Vinhos brancos mais encorpados.
Nossa Indicação: Belo Garnacha Tinta Terra de Castilla 2020
Sabor e maciez traduzem este tinto de Garnacha, elaborado pela Bodega Los Tinos, com excelente relação valor x qualidade.
A Garnacha é uma variedade tinta, de origem espanhola e uma das mais plantadas do mundo, por se adaptar facilmente a climas quentes e secos.
Nesta linda versão, entrega aromas de pedra molhada em um primeiro momento, e vai evoluindo para notas de frutas secas maduras, geléia e especiarias.
Em boca, essas nuances se repetem e ficam mais evidentes, trazendo a sensação de veludo ao palato. A boa acidez se integra ainda com frutas vermelhas em uma explosão de sabores e um final longo e persistente.
Combina com verão por ser um tinto leve e pratos diversos como vaca atolada, paella caipira, cozido de lentilhas e arroz selvagem com cogumelos.
Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma.
Por Sonoma Market
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.