Se você sempre fica com dúvidas para harmonizar os pratos natalinos com os vinhos, pode comemorar: selecionamos sete receitas e listamos os vinhos que melhor combinam.

Os dias passam e as pessoas só têm uma coisa em mente: as ceias de fim de ano.

Quem vai cozinhar o quê? Qual vinho combina mais? E se faltar comida?

Calma, para que você aproveite ao máximo as suas festas, fizemos uma seleção de sete receitas e harmonizamos.

Ou seja, no decorrer de sete dias, postaremos uma nova matéria harmonizada.

7- Salice Salentino Stradivari 2014

Harmonioso e de estrutura tradicional, este tinto vai harmoniza bem com os pratos assados típicos de fim de ano, não a toa, ele sempre se faz presente nas ceias. Sua leveza permite combiná-lo com pratos que levam diversos tipos de tempero.

Harmonize com: Peru ao molho de vinho, por Palmirinha

Igualmente tradicional, o peru não pode ficar de fora das ceias! O tempero fica por conta do molho à base de vinho, mas não se preocupe, como citamos acima o Salice Salentino é um verdadeiro coringa, e harmoniza muito bem com o prato.

6- Lagar de Eizaga Rioja Crianza 2012

Um vinho tão especial, que parece mais um presente engarrafado: elegante, encorpado (sem ser pesado), o Lagar de Eizaga revela o estágio de mais de um ano em madeira.

Vale lembrar, que ele vem de uma das melhores sub-regiões da Espanha: Rioja Alavessa.

Harmonize com: Paleta de cordeiro, por Pier Paolo Picchi

Como citamos acima, o Lagar de Eizaga possui um equilíbrio, com destaque para a acidez, permitindo harmonizá-lo com um prato mais suculento como o cordeiro.

5- Poeta Vino Rosso 2014

O que um vinho precisa ter para estar presente na ceia? Versatilidade e boa acidez são os principais, pois, garantem um leque de harmonizações. Assim é o Poeta Vino Rosso, um tinto que harmoniza perfeitamente com os pratos das ceias.

Harmonize com: Salpicão de frango defumado, por Edu Guedes

Seja pela mistura de sabores, pela praticidade ou pela tradição, não tem jeito, em toda ceia o salpicão se faz presente. O melhor de tudo? Ele harmoniza bem com os tintos como o Poeta Vino Rosso, um vinho fácil de beber, frutado e descontraído.

4- Primitivo Almarosa Borgognotta 2013

Um primitivo na medida certa: doçura, corpo e taninos bem equilibrados e ao mesmo tempo presente.

O Almarosa, desmistifica a história de que um primitivo só é bom na primeira taça, ele é de fato um convite para a segunda, terceira… Um típico vinho festivo.

Harmonize com: Batatas assadas com cogumelo e queijo cremoso, por Carolina Ferraz

Para harmonizar a doçura do primitivo, uma comida com mais peso como a batata com queijos e cogumelos é ideal.

Além claro, de ser uma ótima alternativa para variar um pouco os acompanhamentos.

3- Trio Tempo de Tempranillo

Que a tempranillo faz muito sucesso e não é de hoje, você já sabe, talvez o principal responsável por isso seja a sua boa acidez que flui bem com as carnes suculentas, sempre presentes nas ceias.

Se um tempranillo já é bom, três fazem a festa, e o melhor, harmonizam super bem.

Harmonize com:Picanha Flambada na Cachaça, por Elzinha Soares

Quem é fã de churrasco, nunca se esquece dela, portanto nada mais justo do que dar aquela incrementada na receita e levá-la para a ceia.

2- Varal Branco Herdade do Monte da Ribeira 2014

Sabe aquele vinho perfeito para ser apreciado em momentos de descontração entre amigos e família? Assim é o Varal Branco Herdade, um branco bem aromático, fluído nos aromas e na taça. Ideal para beber sem compromisso, sua boa acidez permite harmonizá-lo com peixes mais gordos ou um camarão.

Harmonize com: Coquetel de camarões, por Claude Troisgros

Uma ótima opção para quem quer variar nos pratos das ceias, e deseja trazer um toque de requinte, o coquetel de camarões passa essa impressão e o melhor: o trabalho para preparar não é muito grande.

1- Trio Nero d’Avola Stradivari 2014

Você sabia que a Nero d’Avola é a uva mais famosa da Sicília? Esse status de celebridade vem do terroir árido e quente, tipicamente italiano, permitindo que este vinho alcance ao máximo suas notas frutadas e picantes faça parte da sua ceia.

Por falar nisso, o prato que melhor harmoniza com este kit, é o lombo de porco.

Harmonize com: Lombo de porco assado, por Jamie Oliver

Presença marcada nas ceias, a receita de lombo de porco é sucesso garantido devido ao seu corte macio e suculento, ideal para ser harmonizado com tintos de corpo médio e equilibrado, como o Nero d’Avola. Percebeu como eles se completam?

Gostou? Fique de olho, amanhã postaremos uma nova receita harmonizada.

Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário