Se você sempre fica com dúvidas para harmonizar os pratos natalinos com os vinhos, pode comemorar: selecionamos sete receitas e listamos os vinhos que melhor combinam.
Os dias passam e as pessoas só têm uma coisa em mente: as ceias de fim de ano.
Quem vai cozinhar o quê? Qual vinho combina mais? E se faltar comida?
Calma, para que você aproveite ao máximo as suas festas, fizemos uma seleção de sete receitas e harmonizamos.
Ou seja, no decorrer de sete dias, postaremos uma nova matéria harmonizada.
7- Salice Salentino Stradivari 2014
Harmonioso e de estrutura tradicional, este tinto vai harmoniza bem com os pratos assados típicos de fim de ano, não a toa, ele sempre se faz presente nas ceias. Sua leveza permite combiná-lo com pratos que levam diversos tipos de tempero.
Harmonize com: Peru ao molho de vinho, por Palmirinha
Igualmente tradicional, o peru não pode ficar de fora das ceias! O tempero fica por conta do molho à base de vinho, mas não se preocupe, como citamos acima o Salice Salentino é um verdadeiro coringa, e harmoniza muito bem com o prato.
6- Lagar de Eizaga Rioja Crianza 2012
Um vinho tão especial, que parece mais um presente engarrafado: elegante, encorpado (sem ser pesado), o Lagar de Eizaga revela o estágio de mais de um ano em madeira.
Vale lembrar, que ele vem de uma das melhores sub-regiões da Espanha: Rioja Alavessa.
Harmonize com: Paleta de cordeiro, por Pier Paolo Picchi
Como citamos acima, o Lagar de Eizaga possui um equilíbrio, com destaque para a acidez, permitindo harmonizá-lo com um prato mais suculento como o cordeiro.
5- Poeta Vino Rosso 2014
O que um vinho precisa ter para estar presente na ceia? Versatilidade e boa acidez são os principais, pois, garantem um leque de harmonizações. Assim é o Poeta Vino Rosso, um tinto que harmoniza perfeitamente com os pratos das ceias.
Harmonize com: Salpicão de frango defumado, por Edu Guedes
Seja pela mistura de sabores, pela praticidade ou pela tradição, não tem jeito, em toda ceia o salpicão se faz presente. O melhor de tudo? Ele harmoniza bem com os tintos como o Poeta Vino Rosso, um vinho fácil de beber, frutado e descontraído.
4- Primitivo Almarosa Borgognotta 2013
Um primitivo na medida certa: doçura, corpo e taninos bem equilibrados e ao mesmo tempo presente.
O Almarosa, desmistifica a história de que um primitivo só é bom na primeira taça, ele é de fato um convite para a segunda, terceira… Um típico vinho festivo.
Harmonize com: Batatas assadas com cogumelo e queijo cremoso, por Carolina Ferraz
Para harmonizar a doçura do primitivo, uma comida com mais peso como a batata com queijos e cogumelos é ideal.
Além claro, de ser uma ótima alternativa para variar um pouco os acompanhamentos.
3- Trio Tempo de Tempranillo
Que a tempranillo faz muito sucesso e não é de hoje, você já sabe, talvez o principal responsável por isso seja a sua boa acidez que flui bem com as carnes suculentas, sempre presentes nas ceias.
Se um tempranillo já é bom, três fazem a festa, e o melhor, harmonizam super bem.
Harmonize com:Picanha Flambada na Cachaça, por Elzinha Soares
Quem é fã de churrasco, nunca se esquece dela, portanto nada mais justo do que dar aquela incrementada na receita e levá-la para a ceia.
2- Varal Branco Herdade do Monte da Ribeira 2014
Sabe aquele vinho perfeito para ser apreciado em momentos de descontração entre amigos e família? Assim é o Varal Branco Herdade, um branco bem aromático, fluído nos aromas e na taça. Ideal para beber sem compromisso, sua boa acidez permite harmonizá-lo com peixes mais gordos ou um camarão.
Harmonize com: Coquetel de camarões, por Claude Troisgros
Uma ótima opção para quem quer variar nos pratos das ceias, e deseja trazer um toque de requinte, o coquetel de camarões passa essa impressão e o melhor: o trabalho para preparar não é muito grande.
1- Trio Nero d’Avola Stradivari 2014
Você sabia que a Nero d’Avola é a uva mais famosa da Sicília? Esse status de celebridade vem do terroir árido e quente, tipicamente italiano, permitindo que este vinho alcance ao máximo suas notas frutadas e picantes faça parte da sua ceia.
Por falar nisso, o prato que melhor harmoniza com este kit, é o lombo de porco.
Harmonize com: Lombo de porco assado, por Jamie Oliver
Presença marcada nas ceias, a receita de lombo de porco é sucesso garantido devido ao seu corte macio e suculento, ideal para ser harmonizado com tintos de corpo médio e equilibrado, como o Nero d’Avola. Percebeu como eles se completam?
Gostou? Fique de olho, amanhã postaremos uma nova receita harmonizada.
Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma