q91tye8c1qhmc5wyeqnj

“Ok, você venceu: batata frita!”

“Ok, você venceu: batata frita!”
O que mais se fala na mídia atualmente é a escolha do novo papa. É papa para cá, papa para lá…Por que não “papas fritas”?

O que mais se fala na mídia atualmente é a escolha do novo papa. É papa para cá, papa para lá… Por que não “papas fritas”?

É assim que os hispânicos se referem às batatas fritas. Gourmets que somos, impossível não pensar nessa delícia.

De tão famosa, tão gostosa e tão amada, ela (talvez o acompanhamento favorito dos brasileiros) ganhou até um museu! Hoje, porém, a batata frita já não é só mais um mero coadjuvante. Ela evoluiu, virou uma comida gourmet e faz parte do cardápio de alguns dos mais conceituados restaurantes do mundo.

Em Nova York, por exemplo, já é moda a batata com trufas. De tempero, leva apenas um pouquinho de alho, o suficiente para ganhar seu toque salgado. O resto fica por conta dos sabores terrosos, únicos e marcantes das trufas (às vezes negras, às vezes brancas – estas mais raras).

Chamado de batata furacão, o espetinho de batata frita dominou os carrinhos e barracas das ruas de Batata furacãoSeul, capital da Coreia do Sul. A batata é cortada inteira em espiral, sem casca, e colocada no espeto. Antes de fritar, é adicionada alguma especiaria (como curry, mostarda em pó ou páprica), que adere muito bem seu sabor.

Quem anda pelas vilas de Amsterdam logo nota casais e grupos de amigos com um cone robusto na mão. Como se fosse uma casquinha de sorvete, esse cone de papel-cartão é recheado de palitos longos, crocantes e sequinhos de batata frita. São chamadas de gourmet principalmente por serem totalmente artesanais (geralmente, são feitas na frente dos próprios clientes). A parte mais especial é o molho secreto guardado há gerações. Branco como uma maionese, cremoso como um queijo, ninguém reclama da sujeira que ele faz.

E no Brasil? Por aqui também temos algumas versões estilosas das “french fries”. Uma receita que tem conseguido sucesso é a das batatas fritas com ervas. Elas são preparadas com azeite de oliva e são misturadas a punhados de alecrim e dentes de alho. Procure por elas, não vai se arrepender.

Ah, e aquele museu da Batata Frita? Se chama o Frietmuseum e fica na pacata cidade de Bruges, na Bélgica. Vai visitar?

Por Sonoma Brasil

Os melhores vinhos você encontra na Sonoma.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário