Originada no século 18, a receita típica da Provença tem claras influências espanholas e italianas. É um cozido de legumes, no qual não podem faltar tomates e berinjelas. De acordo com o Pequeno Dicionário da Gastronomia, ratatouille significa ragú de legumes.
Ingredientes
Ratatouille
6 colheres de sopa de azeite de oliva
3 berinjelas cortadas em cubos
2 xícaras (chá) de abobrinha cortada em cubos
1 cebola roxa picada
2 xícaras (chá) de pimentão amarelo sem sementes cortado em cubos
2 xícaras (chá) de pimentão vermelho sem sementes cortado em cubos
2 xícaras (chá) de pimentão verde sem sementes cortado em cubos
2 xícaras (chá) de tomate sem pele e sem sementes cortado em cubos
Sal a gosto- Pimenta-do-reino a gosto
Molho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola batida
2 xícaras (chá) de molho de tomate
2 pedaços de casca de laranja
1 colher (sopa) rasa de açúcar
1 colher (sopa) de folhas de manjericão
Ratatouille caipira
2 xícaras (chá) de abóbora caipira cortada em fatias
2 xícaras (chá) de batata doce roxa cortada em fatias
2 xícaras (chá) de berinjela cortada em fatias
2 xícaras (chá) de chuchu cortado em fatias
2 xícaras (chá) de maxixe cortado em fatias
2 xícaras (chá) de tomate cortado em fatias
½ xícara (chá) de vinho branco seco
2 ramos de alecrim
2 ramos de tomilho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparo
Aqueça metade do azeite em uma frigideira e refogue a berinjela e a abobrinha. Em outra frigideira, aqueça o restante do azeite e doure a cebola. Junte os pimentões e refogue-os. Na primeira frigideira, junte o tomate e refogue por mais 5 minutos.
Misture os dois refogados, tempere com o sal, pimenta-do-reino, coloque em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por aproximadamente 30 minutos.
Enquanto isso, prepare o molho. Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela e refogue a cebola. Acrescente o molho de tomate, a casca de laranja, o açúcar, misture e deixe apurar por 10 minutos. Retire a casca de laranja, acerte o sal, junte as folhas de manjericão e misture.
Você pode servir o ratatouille com fatias de pão italiano ou coloque uma porção do molho no fundo do prato e coloque o ratatouille por cima. O terceiro tipo é o caipira. Em um refratário, intercale fatias de cada legume.
Em seguida, regue com o vinho branco, coloque os ramos de alecrim e tomilho, tempere com o sal e, por fim, regue com o azeite de oliva. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por aproximadamente 30 minutos.
Edu Guedes é chef de cozinha e apresentador do programa Hoje em Dia
Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma
Quer saber mais? Veja também outros artigos relacionados.
Desbloqueie esse conteúdo incrível assinando gratuitamente nossa newsletter para receber os conteúdos mais incríveis sobre o Mundo do Vinho!