Considerado por muitos o Rei dos vinhos doces, o Sauternes encanta com sua cor que remete à realeza. Viaje com o Sonoma nesse doce mundo.
Por Pedro Falkenbach

Proveniente da região de Graves, perto de Bordeaux, na França, os Sauternes têm características especiais que os diferenciam de outros vinhos doces. Feitos de uvas Sémillon, Muscadelle e Sauvignon Blanc, um dos principais diferenciais dos Sauternes envolve o que é chamado de “podridão nobre”. Isso mesmo! Os Sauternes só existem e têm seu famoso e delicioso sabor adocicado graças a um fungo chamado Botrytis cinerea que cresce e apodrece nestas uvas da região. Este fungo penetra a uva e suga o seu suco, deixando-a com um leve sabor de uva passa. Este milagre da viticultura ocorre naturalmente em poucas regiões do mundo, e essa é uma delas.

Sauternes fica próxima aos rios Garonne e Ciron. A temperatura da nascente do rio Ciron é mais baixa que a temperatura do rio Garonne.

No Outono francês, com o clima quente e seco, as diferentes temperaturas dos rios se juntam e produzem uma névoa que invade os vinhedos à noite. É esta névoa que ajuda a criar o tal fungo, que depois faz sua parte para tornar o sabor da uva numa experiência inigualável.

O processo que cria os Sauternes pode até não ser muito atrativo, mas o resultado final é uma maravilha.

Existem algumas histórias folclóricas que contam como os Sauternes começaram a se fazer presente na sociedade francesa. A primeira diz que em 1836, um produtor de vinho de Bordeaux de descendência alemã deixou esperar o fim do outono chuvoso para colher suas uvas. Com a volta do sol durante o quente verão francês, viu que as uvas haviam secado e apodrecido, deixando um sabor que ele nunca antes havia provado.

A segunda história conta como em 1847 o Marquês de Lur-Saluces teve que retardar sua volta de uma viagem à Russia. Tendo deixado ordens específicas que proibiam a colheita de uvas sem a sua presença, quando finalmente voltou, a “podridão nobre” havia naturalmente ocorrido. O vinho que resultou desta colheita ficou muito famoso na França, e assim começou a tradição.

Independentemente da história que você quiser acreditar, pode confiar que os Sauternes são verdadeiros tesouros.

Já bebeu um gole deste tesouro líquido? Se sim, sabe que é bom, né? Se não, por que não fazê-lo agora?

Conheça nossos vinhos franceses.