Longe da agitação italiana, encontra-se o Vêneto, uma região famosa pela beleza, romantismo e vinhos. Descubra seus encantos!
Essa região, que está localizada no nordeste da Itália e próximo à Veneza, tem uma ligação especial com o Brasil, uma vez que de lá imigraram muitos italianos para a Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, e ajudaram a inserir os brasileiros no mapa mundial de produção e consumo de vinhos.

Vêneto é a maior exportadora de vinhos de seu país e também a mais conhecida das três regiões que compõem o chamado Tre Venezie, sendo as outras duas Friuli-Venezia Giulia e Trentini-Alto Adige. E dentro da região do Vêneto encontra-se uma sub-região famosa mundialmente, Verona, que foi o cenário da história de amor mais marcante até hoje: Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

O romance, inclusive, serviu de inspiração para o recente filme Cartas para Julieta, que mostra em detalhes a pequena área que seduz os milhares de turistas que por ali passam anualmente. Além do passeio turístico pela Casa da Julieta, onde é possível pendurar cadeados com nomes de casais com o intuito de eternizar o amor, Verona é considerada a capital não-oficial dos vinhos do Vêneto.

Foi a partir da década de 1960 e 70 que Vêneto ganhou fama em grandes negócios, quando a região passou a produzir grande quantidade do vinho branco Soave e dos tintos Valpolicella e Bardolino. Além desses, o tinto Amarone e o espumante Prosecco, integram a lista dos principais vinhos da região. Vêneto também é conhecido por produzir vinhos doces, estes feitos pelo método recioto, que concentra o açúcar das uvas.

Já o Prosecco também é famoso na Itália porque é o ingrediente principal para a elaboração de um dos drinks de mais sucesso em Veneza: o Bellini. O espumante é tradicionalmente misturado com suco de pêssego para fazer este coquetel, que dizem que é divino. Outras uvas, no entanto, podem ser encontradas em excelente qualidade, como a Cabernet Sauvignon, Chardonnay, Merlot, Pinot Grigio, Corvina, Molinara, Rondinella e Negrata.

Verona: uma viagem inesquecível…

Lindo para ela e perfeito para ele, isso se ele gostar de vinhos. Os casais que vão visitar esta região, certamente, não vão se arrepender, já que o local esbanja charme e romantismo e, por isso, é um atrativo e tanto para as moçoilas. Eles não precisam se preocupar com tédio, ainda mais se gostarem de vinhos, uma vez que é ideal para os amantes da bebida.

Além disso, a parte gastronômica é fantástica, assim como em toda a Itália. Vale a pena beber vinho na tradicional Bottega del Vino, que está no centro histórico e também visitar as principais vinícolas da região, como a Novaia, que recentemente foi restaurada e renovada, tanto em estruturas e equipamentos, a bela Fratelli Zeni e a Vinícola Francesco Manzini, localizada em áreas montanhosas, o vinhedo utiliza as técnicas mais tradicionais da região. Foi assim que adaptou o famoso Rosso italiano e criou um vinho único, expressão máxima dessa região.

Mas, se quiser se aprofundar mais em seus vinhos é promovido anualmente a Vinitaly, na cidade de Verona, que junto com a Vinexpo, de Bordeaux, ocupa a liderança de sucesso das feiras mundiais de vinhos.

Se você for à Itália, vale a pena conhecer o Vêneto e suas sub-regiões. Com certeza, você vai se encantar com a história, cultura e paixão que o local transmite e, é claro, seus vinhos fantásticos. Saúde!

Conheça nossa variedade de vinhos italianos.

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário