espu

Dicas Para Aproveitar Melhor Seu Espumante No Réveillon

O fim do ano está aí, e não dá para imaginar a noite da virada sem um bom espumante à taça, não é mesmo?Prosecco, Champagne, Cava… A denominação não importa, desde que tenha borbulhas para brindar.

Para que a experiência com seu espumante seja agradável do começo ao fim, aqui vão algumas dicas.

Como Gelar O Espumante Mais Rápido?

O fim do ano no Brasil é sinônimo de calor escaldante. Todos estão esperando que as bebidas estejam geladas. Quem deveria levar o espumante chegou um pouco atrasado?

Ou você mesmo esqueceu de gelar a bebida? Sem problemas. Há uma tática infalível para que seu espumante fique geladinho em meia hora.

Coloque a garrafa em um balde e encha até a metade com gelo. Depois, acrescente três copos de água e deixe descansar. Em pouco tempo, ele já estará gelado e na temperatura adequada para servir.

Como Abrir O Espumante?

Se alguém tirasse uma foto do momento em que o espumante está para ser aberto, veria o rosto da maioria das pessoas com expressões de medo e hesitação.

Todo mundo já pensa na rolha voando e acertando algum vaso, uma taça, o cachorro ou o olho de alguém.

Para abrir o espumante sem essa tensão toda, sem acidentes e, o mais importante, sem desperdícios, basta segurar totalmente a rolha desde a hora de tirar a gaiola e a cápsula da garrafa.

Nunca chacoalhe a garrafa, pois assim irá tirar o gás do espumante, que perderá algumas propriedades. Retirado o invólucro, o segredo é não girar a rolha, e sim girar a garrafa!

Para difícil, mas é na prática que verá como é possível. Segure a rolha com a mão inteira e gire a garrafa no sentido anti-horário.

Ao invés de ir puxando a rolha para cima, empurre-a levemente para baixo para controlar a velocidade com que ela sairá.

Pronto! A rolha estará na sua mão, com um singelo estampido, e a única coisa que a garrafa soltará será uma leve fumacinha, sem perder uma gota da bebida sequer.

Lógico que se a comemoração exigir aquele estouro homérico e um banho de espumante para alegrar ainda mais a festa, fique livre para abrir seu espumante como quiser (mas com cuidado!).

Qual A Melhor Taça Para Tomar O Espumante?

A melhor taça para se apreciar um espumante é a flûte, de corpo alongado e bojo fino. É o formato que retém por mais tempo as borbulhas que o espumante tem, preservando os aromas e sabores da bebida.

A boa notícia é que você pode encontrar esse estilo de taça em todos os materiais possíveis. Se seu réveillon for uma festa fechada e requintada, a taça de cristal é sempre uma ótima opção.

Por outro lado, se for uma comemoração mais informal, taças de vidro podem ser usadas tanto na casa de praia quanto no campo.

Mas se a festa for em meio a pessoas ou multidões, para quem comemora pulando ondinhas e festejando na areia, ou na Avenida Paulista, o ideal é sempre uma taça de plástico. Assim, não há riscos de que alguém se machuque.

Qual é A Maneira Ideal De Transportar O Espumante?

Muitas pessoas aproveitam o fim do ano para dar aquela relaxada e viajar um pouco. E nem sempre queremos comprar a bebida no local de viagem. Nesse caso, como transportar de forma segura?

Para os espumantes, o ideal é que a garrafa seja transportada na vertical, para sofrer a menor agitação possível e não perder o gás carbônico. Existem diversas bolsas especiais para evitar que a garrafa se quebre.

Mas se você não pretende comprar um estojo apenas para uma ocasião, também há a opção de embalar as garrafas em plástico bolha ou em roupas. Se forem várias garrafas, ajeite todas em uma caixa de papelão, desde que estejam embrulhadas para que não se choquem.

Esperamos que as dicas ajudem todos a terem uma ótima virada de ano, com muita alegria e bons espumantes. Feliz ano novo!

Por Fernanda Braite

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário