Vinho Suave, Doce E Seco: Qual a Diferença Entre Eles ?

Minhas pessoas não sabem ao certo as diferenças entre os vinhos suaves, doces ou secos. Quem está começando a beber normalmente acaba se identificando mais com os vinhos que tendem a ser adocicados.

Isto não quer necessariamente dizer que são os vinhos que levam adição de açúcar, mas podem ser também aqueles mais frutados e de corpo mais leve, como um Pinot Noir carliforniano.

O ser humano, em geral, está mais propenso a ser atraído pelo sabor mais doce.Dentre os três tipos os vinhos suaves são mais doces, já que levam adição de açúcar durante a produção.

[et_bloom_locked optin_id=”optin_1″]

Esses, diferente dos vinhos finos de mesa, não apresentam um leque grande de aromas e sabores em taça. São simples, podendo ser brancos ou tintos, assim como os secos.

E qual a diferença?

Vinho de Sobremesa: Apesar de ser o tipo mais doce de vinho, nenhum açúcar é adicionado na sua produção. A doçura pode ser devido ao fungo Botrytis Cinerea; ou à colheita tardia (normalmente chamados de “late harvest”), onde a uva é colhida, geralmente, depois de um mês de maturação; ou então pode ser um vinho fortificado pelo seu alto grau alcoólico.

Alguns exemplares desse estilo podem ser encontrados no nosso site, na sessão de Vinhos de Sobremesa.

Os Vinhos Secos são também chamados de vinhos finos de mesa e são elaborado com uvas nobres, como Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, entre outras.

Eles são feitos com o açúcar contido nas uvas, tendo em média 3,5 gramas de açúcar por litro.

Já os Vinhos Suave têm qualidade um pouco inferior e são elaborados com uvas uvas mais comuns como Concord, Herbermont, Niágara, Isabel e outras.

Esses vinhos sempre possuem alto teor de açúcar, acima de 20 gramas por litro. São também os mais comumente encontrados em supermercados. Dificilmente lojas especializadas oferecem vinhos desse tipo.

Conheça nossa variedade de vinhos.

[/et_bloom_locked]

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário