frerejean freres capa 1

Os TOP 11 Vinhos para o final do ano, por Alykhan Karim

Por Alykhan Karim | CEO Sonoma Market

Quando penso nos vinhos e bebidas para o final do ano, penso em 3 coisas.

  1. Comida: o que cairá bem no jantar da ceia? 
  2. Presente: é a época do ano ideal para abrir aquela garrafa especial.
  3. Comemoração: brindar, refletir, se divertir, com leveza e sorriso.

Pensando nisso, preparei então uma lista com 11 sugestões de vinhos para o fim de ano. Claro, está bem longe de ser uma lista completa, mas segue umas sugestões dos meus vinhos favoritos do momento.

Bodegas Juan Gil Etiqueta Amarilla 2020
Jumilla, España

1) Acredito que este é o melhor vinho tinto abaixo dos R$100 no Sonoma Market hoje. 

Não necessariamente grita “final do ano”, é um tinto com corpo, caráter e presença. Mas é um vinho tão bom que vai querer ele na adega, independente da estação.

Ocasião: para a ceia, se for pensar em servir carnes, ou para servir como tinto coringa que agrada a todos.


Champagne Frerejean-Fréres
Premier Cru Blanc de Blancs
 

Champagne, França

2) O melhor Champagne no Brasil? 

Talvez exagero, mas não por  muito. Difícil concorrer com Cristal, mas hoje a lendária garrafa pelo Louis Roederer sai por R$3.000 para mais, isso só se achar (a importadora oficial está sem). 

Prove este no lugar. Colhida de uvas 100% Chardonnay de vinhedos Premier Cru e Grand Cru que são encostados nos do próprio Roederer no Avize, sub-região dentro de Champagne, este Blanc de Blancs é, para mim, é estrela na coroa da Frerejean-Freres, casa escolhido como único Champagne oficial do Guia Michelin. Nas palavras de Jancis Robinson, “rico e abundante, grande e ousado, longe de um típico Blanc de Blancs.” O que eu mais adoro é a delicadeza, a sensualidade deste vinho. 

Ah, outro ponto. Este vinho sai atualmente por £90 na Harrods em Londres. Se pensar no cambio de hoje, nossa oferta é melhor ainda.

Ocasião: para brindar à virada do Ano Novo.


Lagar da Condesa “Fillo da Condesa”
Albariño 2020

Rias Baixas, Espanha

3) Albariño, e Alvarinho, a versão portuguesa da uva gallega, é finalmente recebendo o reconhecimento que merece no Brasil, e no mundo. Quase nenhum wine bar de Nova York fica sem no verão. E com razão. Mineral, com corpo, bela acidez e uma leve maresia que remete o Atlantico, estes vinhos são entre os mais complexos da Espanha, sem perder seu frescor. Para mim, para meu gosto pessoal, é para comprar pela Caixa

Ocasião: para lotar a casa de verão, trazer na mala para praia ou sitio, tomar à beira mar, no almoço, na piscina, no jantar…


Ritme Priorat Blanc 2018
Priorat, Espanha

4) Sempre falei que Espanha é provavelmente o melhor país do mundo do vinho se pensar na relação qualidade x custo. O país ganha mais destaque pelos tintos, mas por mim, o maior segredo é a qualidade dos seus brancos. O vinho anterior é um belo exemplar, agora este oferece um outro nível de complexidade.

Feito 100% de Garnacha Blanca, de vinhas velhas da região do Priorato. Menos que 10% dos vinhos da badalada DOCa são brancos, quase nenhum chega ao Brasil. Oferece tudo: corpo, nuance, bela acidez e uma riqueza de textura e traços de madressilva e mel que lembram os melhores Pouilly-Fuissé.  Vale muito a pena provar.

Ocasião: para harmonizar com porco ou peru na ceia de Natal, ou um jantar de beria mar de lagosta à manteiga.


Château Branaire-Ducru 2eme
Grand Cru Classé Saint-Julien 2012

Bordeaux, França

5) Um dos grandes vinhos de Bordeaux, já com 9 anos de guarda e proveniência perfeita, recém despachada da própria Château, agora nos nossos cuidados?

Com 95 Pontos pela Wine Enthusiast e bastante louvor pelos outros críticos, este vinho está somente agora entrando na janela ideal para tomar, onde permanecerá por mais 20 anos. 

Uma lindeza de Saint Julien, destacamos ele a 40% abaixo dos melhores valores encontrados online. Apenas 30 garrafas disponíveis na hora de escrever este texto.

Ocasião: para se presentear. Você merece.


Zorzal Prófugos Malbec 2020
Mendoza, Argentina

6) Malbec segue um dos vinhos preferidos dos brasileiros e o final do ano é ideal para tintos desta uva frutada, gostosa, sem grandes taninos e potência. 

Os vinhos da Zorzal são excelentes, feitas de pouca intervenção, com uma fruta de altíssima qualidade de Gualtallary. 

Com uma garrafa pesada este vinho aparenta ser um muito mais caro do que o valor sugere, ao degustar isso se confirma: framboesas ainda não maduras, uma bela acidez, uma leveza inesperado, seguido por excelente evolução em boca e uma estrutura que se apresenta após o 2˚ gole. 

Para: a ceia de natal, para harmonizar com porco, filet mignon, aves, ou quase qualquer outra coisa que podería pensar.


Domaine Albin Jacumin “La Begude des Papes”
Châteauneuf
duPape Blanc 2019

Rhône, França

7) Este vinho surpreendeu. Châteauneuf-du-Pape é uma região tão quente hoje que é raro achar um vinho abaixo de 14,5% de graduação alcoolica, inclusive os brancos. Este foge da regra, com resultados espetáculares.

Pelo lindo e fofo casal na frente da artesanal e centenária Domaine Albin Jacumin, vai de flor branco para um lado mineral e salino e finalmente uma cremosidade, com a amanteigada e corpo pelo qual estes vinhos são renomados. 

Uma lindeza de vinho, ganhou destaque na nossa degustação no início de Dezembro agora.

Ocasião: para substituir um Montrachet ou Meursault na mesa, menos opulento mas também com corpo pleno e tão intrigante quanto…


Domaine Laurent Janiaud
Bourgogne Rouge Côte Chalonnaise 2019

Borgonha, França

8) Pinot Noir da Borgonha, abaixo dos 3 dígitos?

Quase impossível, estamos oferecendo este na promoção perto do valor do nosso custo. Trata-se de um linda e delicada versão da mercurial uva tinta, feita na Côtes Chalonnaise, de uvas colhidas em vinhedos não longe de Givry e Mercurey. 

Vale o dobro. Aproveite enquanto nossos estoques durem!

Ocasião: para ser seu tinto ideal do verão, servir levemente gelado (15˚C o ideal para Pinot Noir) e harmonizar com quase qualquer refeição.


Château Martet Blanc
Les Vignes de Compostelle 2019

Bordeaux, França

9) Bordeaux blanc sempre cai bem. Enquanto ficamos sem Clos de Lunes, meu favorito pessoal e também dos nossos clientes, este oferece uma linda experiência. O corte é inusitado: 40% Semillon, 25% Sauvignon Blanc, 25% Sauvignon Gris, 10% Muscadelle. Adorei as flores brancas no nariz, a densidade em boca e a  baixa graduação alcoolica.

Ocasião: para servir ao lado de frutos do mar e peixes mais robustos, também é ideal para harmonizar com chester, peru ou porco.


Fattoria del Cerro Rosso
Di Montepulciano DOC 2019

Toscana, Itália

10) Difícil eu não falar da Itália pelo menos uma vez, né?

Se você adora vinhos Toscanos, a uva Montepulciano não é novidade, após a Sangiovese a mais conhecida e histórica da região. 

Este Rosso di Montepulciano veio de um produtor histórico, Fattoria del Cerro, novo entrante na nossa curadoria. Gostei bastante da fruta plena, nuances selvagem e a bela acidez que grita “Itáaaalia.” 

Ocasião: para harmonizar com qualquer massa ou pizza requintada, aquela noite “sem condições” que delivery realmente é a melhor opção.


Jorge Ordoñez Victoria N˚2
Moscatel de Málaga 2018 (375ml)
Málaga, Espanha

11) E para fechar com a chave de ouro? 

Neste caso, bem que pode ser mesmo. 

Há poucos vinhos como este, um vinho de sobremesa de tradição milenar, de uma ilha mediterrânea que hoje é menos conhecida pela viticultura e mais pelos yachts e praias paradisíacas.

Com apenas 10% de alcool, entrega uma viagem sensorial que vai de pessego e apricot para canfora e canela , sempre mantendo uma electricidade vibrante e uma leveza totalmente inesperado para um vinho de sobremesa.

Estou apaixonado por este vinho, e olha, não gosto de quase nada doce. Foi uma das melhores descobertas destes últimos tempos.

Ocasião: para fechar a refeição em grande estilo.

 

Espero que possa se permitir e aproveitar essas deliciosas opções!

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário