Muitos são os pratos e muitas são as receitas para o tão tradicional peru de Natal. É uma carne um pouco seca e, ao mesmo tempo, com certa gordura.

Às vezes recheado com farofa, às vezes com legumes ou bacon. Afinal, como harmonizá-lo?

O Sonoma preparou dicas para que você acerte no peru e no acompanhamento dele.

Até porque, para uma ceia tão especial, a bebida deve estar à altura do prato.

Receita: Peru ao molho de vinho, por Palmirinha

Se existe um vinho curinga, é o Pinot Noir. E é também uma das harmonizações mais indicadas para o peru – ainda mais quando a ave é regada a molho de vinho.

Um pouquinho mais denso e com um toque que adocica o palato, o molho pede um vinho que o acompanhe, e é de um Pinot Noir chileno que estamos falando.

Bem frutado e vivo, mas com um toque adocicado que vai cair perfeitamente.

Receita: Peru de natal com farofa de nozes, por Edu Guedes

Os espumantes têm acidez para harmonizar qualquer prato, quem dirá os Proseccos. A cremosidade dos melhores vai entrar no palato e irrigar a secura da carne.

E o melhor: as nozes desta farofa vão combinar perfeitamente com as notas de castanhas do nariz.

Receita: Peru assado com limão, salsa e alho, por Gordon Ramsay

Limão, salsa e alho emprestam muito aroma a esta receita (intensidade é a palavra que melhor define este peru!). Pense num vinho leve, que seja igualmente aromático e saboroso?

Não são poucos, verdade, mas as flores e frutas de um vivo e alegre Torrontés argentino vai harmonizar perfeitamente a ave – e acompanhá-la em delicadeza no palato.

Receita: Peru assado com purê de marrom glacê, por Janaína Rueda

A comida natalina soa doce por natureza, mas ganhou ainda mais dulçor nesta receita. Só quem já comeu marrom glacê sabe o que esperar de um purê feito do doce com aspecto aerado das castanhas portuguesas.

O vinho deve acompanhar o prato com a mesma intensidade e notas adocicadas, de preferência, para equipará-lo. Pensou em Riesling?

Nós também, num alemão Auslese docinho.

Receita: Peru nipo-brasileiro, por Carlos Ribeiro

Com ingredientes da culinária japonesa, esta receita ganha toques agridoces e muita intensidade de sabores – seja das frutas, do suco, do gengibre, do saquê ou do mel.

Um mosaico de sabores como este, só mesmo o Gewürztaminer. Ainda melhor: tem um paladar levemente adocicado que vai ajudar na harmonização.

Os melhores vinhos para acompanhar sua receita você encontra na Sonoma

Blog Sonoma Market

Você também pode gostar

Deixe um Comentário