Não adianta, quem quer fazer bonito na ceia de natal precisa pensar nos pratos que vai servir antes que comece a loucura do fim de ano.
O mesmo vale para os vinhos… E você não vai querer deixá-los de lado, vai?Se não sabe por onde começar, então você não tem mais um problema.
Nós te ajudamos com isso. Selecionamos os mais típicos pratos do Natal e sugerimos algumas harmonizações para eles. Confira!
Nozes e castanhas
Tudo começa com os aperitivos, e as castanhas estão sempre presentes. Acertamos? Para a melhor das entradas, os melhores dos vinhos de entrada: espumantes e rosés.
Se quiser dar um passo além, pode apostar num Jerez Fino ou Manzanilla e suas notas salinas – vai dar harmonização na certa!
Salpicão
Frango, cenoura, pimentão, legumes, passas, creme de leite a batata palha. Cheio de ingredientes e de sabores, o salpicão pede um vinho à altura. Aposte em Chardonnay ou Riesling, se quiser um branco; em Merlot ou Syrah, se preferir os tintos.
Mesmo com características completamente diferentes, as uvas têm algo em comum: combinam uma série de sabores diferentes, cada uma contribuindo com sua complexidade ao prato de maneira diferente.
Para se inspirar…
Salpicão defumado, por Edu Guedes
Pernil, Lombo E Outras Carnes De Porco
Sabor delicado, mas muita gordura. Nessas horas é preciso procurar por vinhos com sabor menos intenso e acidez elevada (para não dizer elevadíssima!).
Parece ser difícil harmonizar os pratos com carne de porco, mas é bem pelo contrário…
Harmonizam bem desde os espumantes secos, vinhos brancos sem barrica e rosés mais delicados (como os da Provença), até tintos leves, como Pinot Noir e Beaujolais.
Para se inspirar…
Pernil assado com molho de cerveja preta, por Rodrigo Hilbert
Pernil de porco desfiado na panela de pressão, por Rita Lobo
Lombo recheado com tomates secos e gorgonzola, por Carolina Ferraz
Lombo de porco com purê de maçã, por Alberto Landgraf
Lombo de porco assado, por Jamie Oliver
Lombo ao molho de maracujá, por Viena
Lombo de porco frito com curry (Tonkatsu Karê), por Cássio Tomoaki
Tender com laranjinha, do restaurante Las Chicas
Tender aperitivo, por Ana Maria Braga
Achou que faltou algum assado? Veja nossa matéria sobre as carnes de fim de ano harmonizadas.
Peru
Normalmente, o peru que comemos é assado, recheado com farofa e encoberto de frutas.
Mas o que isso quer dizer?
Que os seus sabores são concentrados pelo cozimento em forno, que é um prato mais seco por causa da farofa e tem ainda um toque agridoce das frutas.
Nesse caso, é melhor optar por um vinho com acidez moderada, que tenha bastante intensidade de sabores e ainda certo toque de doçura.
Das duas uma: Chardonnay da América do Sul, com suas notas untuosas e toques de baunilha, herdados da passagem por carvalho; ou Riesling meio seco, com notas resinosas e de frutas brancas, e ainda direito à leve doçura, natural da uva.
Para se inspirar…
Peru assado com limão, salsa e alho, por Gordon Ramsay
Peru de natal com farofa de nozes, por Edu Guedes
Peru nipo-brasileiro, por Carlos Ribeiro
Peru ao molho de vinho, por Palmirinha
Peru assado com purê de marrom glacê, por Janaína Rueda
Se animou e quer ainda mais receitas? Veja aqui a matéria que harmoniza diversas receitas de Peru de Natal
Bolo Natalino
Com ingredientes que são a cara do Natal, este bolo traz a textura crocante das castanhas e nozes e macias das frutinhas secas. Às vezes levam cerejas e até ameixas.
A harmonização não foge muito à regra do panetone: um espumante Moscatel casa perfeitamente com as frutas secas do bolo e um vinho do Porto Tawny se encontra nas crocantes castanhas.
Para se inspirar…
Parfait de frutas vermelhas e creme patissière, por Carlos Ribeiro
Panetone
Por fim, a mais clássica das harmonizações de natal, as de panetone. Se prefere o de frutas cristalizadas, então deve ir direto para os espumantes de Moscatel.
Mas se a pedida for por um de chocolate, vinhos do Porto Ruby e Banyuls são as melhores escolhas!
Nossa Indicação: Herdade do Esporão Pé Tinto 2021
Co-fundador e CEO de Sonoma Market